Porto Dias tem disponível equipamento único na região Norte para monitoramento dos pulmões

Porto Dias tem disponível equipamento único na região Norte para monitoramento dos pulmões
0 16 dezembro 2016

Pacientes com doenças pulmonares que estão em tratamento intensivo e necessitam de ventilação artificial têm um tratamento exclusivo no Porto Dias. Sendo o único hospital da região Norte a fazer uso do ENLIGHT 1800 – um equipamento não invasivo para monitoramento dos pulmões a beira do leito – os pacientes atendidos possuem risco reduzido de danos causados pela ventilação artificial.

O equipamento ajuda o médico a monitorar, de forma localizada e em tempo real, a condição dos pulmões enquanto o paciente é submetido à respiração artificial, possibilitando ao profissional controlar adequadamente o volume, a pressão e o fluxo do ar injetado, pois a técnica gera uma imagem do fluxo de ar nos pulmões. Dessa forma, é possível diminuir os riscos de lesão pulmonar provocada por uma má distribuição do ar, direcionando a conduta de forma segura e precisa através da tecnologia de impedância elétrica.

De amplo campo de utilidade, a Tomografia por Impedância Elétrica pode ser utilizada em unidades ambulatoriais, domiciliares, unidades emergenciais, bloco cirúrgicos, unidades de internação (enfermarias e apartamentos) e unidades de terapia intensiva.

A Tomografia por Impedância Elétrica é um método de monitorização que fornece imagem da ventilação transversal do pulmão, obtida através de eletrodos contidos em uma cinta, distribuídos na superfície torácica, que injetam uma corrente elétrica de alta frequência e baixa amplitude, imperceptível e inofensiva ao paciente e sem radiação.

Este mesmo aparelho está sendo utilizado na recuperação do jogador da Chapecoense, Hélio Neto, que sofreu uma grave lesão torácica no acidente.

 

 

Posted in Notícias

Deixe um comentário

Share This