GUIA DO PACIENTE

O Guia do Paciente contém todas as informações e orientações necessárias para garantir o melhor atendimento e um ambiente agradável durante a estadia de nossos pacientes e visitantes. Em caso de dúvidas ou solicitações de serviços adicionais, entre em contato com nossa Central de Atendimento que está sempre a sua disposição.


Serviço Médico

O acompanhamento do paciente é feito por um médico assistente que faz parte do quadro do hospital e fica responsável pelo seu tratamento. De acordo com a avaliação, o médico poderá solicitar avaliações ou acompanhamentos de médicos de outras especialidades. Em casos de intercorrências, o médico plantonista (que está a disposição 24h por dia) é solicitado a prestar o atendimento de urgência até a vinda do médico assistente.

Serviço de Enfermagem

Todas as unidades de internação do Hospital Porto Dias são supervisionadas por um enfermeiro, que é responsável pela equipe de técnicos de enfermagem. As informações referentes ao tratamento do paciente serão fornecidas pelo médico assistente. Procedimentos como banho do leito e asseios são avaliados pela equipe (médico e enfermeiro) e indicados quando o paciente está impossibilitado de dirigir-se ao banheiro, sendo realizado, somente nestes casos, pelos técnicos de enfermagem.

Serviço de Nutrição e Dietética

Todo paciente tem o direito de receber seis refeições diárias, distribuídas nos seguintes horários:

Desjejum: 6:30h às 7:30h / Lanche: 9:30h às 10h
Almoço: 11:30h às 12:30h / Lanche: 15:30h às 16h
Jantar: 17:30h às 18:30h / Ceia: 20h às 20:30h
Os pedidos de refeições para os acompanhantes devem ser feitos com antecedência.


Limpeza

Uma vez ao dia é realizada a limpeza total dos apartamentos. O lixo é retirado pela manhã e tarde.

Telefone

Os pacientes internados em apartamentos ou suítes têm direito a duas ligações por dia para telefone fixo e local.

Acompanhantes

Apartamentos e enfermaria: É permitida a permanência de 1 acompanhante. Para enfermarias, se for feminina, o acompanhante deverá ser do sexo feminino. Caso contrário, a avaliação para liberação do acompanhante do sexo oposto deverá ser realizada em conjunto com a assistente social.

Horários de Visita

Apartamentos: Visitas de até 3 pessoas (alternadamente) no horário de 8h às 21h.
Enfermarias: Visita de 1 pessoa (alternadamente) no horário de 18h às 19h.

UTIs:
Manhã: 11:30h às 12h – 1 pessoa
Tarde: 16h às 17h – 2 pessoas (uma pessoa por vez)
Noite: 21h às 22h – 1 pessoa

Rouparia

Cada paciente tem direito a um kit de lençóis e toalhas diariamente, sendo realizada a troca pelo técnico de enfermagem do setor. Os kits de lençóis, toalhas e travesseiros são de uso exclusivo dos pacientes.

Orientações Gerais

– Qualquer dano causado ao patrimônio do hospital por pacientes ou acompanhantes é de inteira responsabilidade dos mesmos, sendo cobrado o valor dos danos causados;

– O exames serão realizados após autorização do convênio;

– Cópias de prontuários médicos deverão ser solicitadas ao setor do SAME (2º andar bloco A);

– A solicitação do controle remoto deve ser feita na recepção;

– O Hospital não se responsabiliza por valores ou objetos de uso pessoal de pacientes/acompanhates que sejam deixados nas dependências do hospital;

– Não é permitida a entrada de menores de 12 anos;

– Não é permitida a circulação de visitantes trajando shorts, minissaias, sem camisa ou bermudas;

– É proibido fumar nas dependências do hospital, de acordo com a portaria 731, art. 4 do Ministério da Saúde e Lei 3868, 24/06/200;

– Não é permitida a saída do paciente sem autorização médica;

– Não é permitido subir com travesseiros, edredons, colchonete, ventiladores, aparelhos eletroeletrônicos, buquê de flores e alimentos perecíveis. Não é permitido aos funcionários receber gratificações de pacientes e acompanhantes;

– Não é permitida a mudança dos mobiliários das acomodações sem autorização da direção;

– Os produtos como shampoo, sabonete, escova dental, fralda descartável, hidratantes, entre outros, não são fornecidos pelo hospital


Alta

Após a alta, o leito deverá ser desocupado em até uma hora. Após esse período, caso o apartamento/enfermaria permaneça ocupado será cobrada uma diária adicional, conforme tabela particular. Os exames (de imagem e laboratoriais) realizados durante a internação serão entregues devidamente protocolados pela enfermagem do setor.

Higienização das mãos

Lembre-se que a higienização das mãos é o ato mais importante de prevenção e controle das infecções hospitalares. Durante sua internação, solicite que seu acompanhante ou seus visitantes higienizem as mãos.


Vigilância Cirúrgica

Os pacientes submetidos a cirurgias vídeo-laparoscópicas cardíacas e com colocação de prótese, receberão ligações da enfermaria da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar para acompanhamento da evolução de sua cirurgia. Telefone para contato: (91) 3084 3052