Como a Tomografia pode ajudar no diagnóstico da Covid-19?

Como a Tomografia pode ajudar no diagnóstico da Covid-19?
0 15 maio 2020

Por ser uma doença nova e com o aumento de casos de Coronavírus em todo o mundo, os métodos de prevenção, tratamento e diagnóstico da doença ainda vem sendo estudados e debatidos. Como sabemos, a testagem para a Covid-19 no Brasil não está sendo realizada em larga escala, com grande parte da população sem ter acesso ao teste. Dessa forma, alguns exames podem auxiliar nesse diagnóstico, como é o caso da Tomografia Computadorizada do Tórax.

O vírus tem como alvo principalmente o sistema respiratório, portanto, as imagens radiológicas do tórax tem um importante papel.

De acordo com um trabalho conduzido por pesquisadores americanos de centros de pesquisa de Rhode Island e pesquisadores chineses de Hunan, foi avaliado o desempenho de radiologistas (3 chineses e 4 americanos) em diferenciar tomografias computadorizadas de tórax de pacientes diagnosticados com COVID-19 de pacientes com pneumonia viral. A amostra era constituída de 424 exames de TC, sendo que desses 219 eram positivos para o coronavírus e o demais 205 para pneumonia viral. Para um grupo de 58 casos escolhidos de forma aleatória, os radiologistas obtiveram a precisão de 82% em diferenciar os dois casos.

Através do resultado da avaliação de toda a amostra, os pesquisadores concluíram que os radiologistas obtiveram alta especificidade e moderada sensibilidade na distinção de COVID-19 de pneumonia viral utilizando imagens de tomografia computadorizada. Neste estudo são relatadas que as principais características que diferenciam a COVID-19 da pneumonia viral, que incluem distribuição periférica (80% contra 57%), opacidade em vidro fosco (91% contra 68%) e espessamento vascular (58% contra 22%).

A TC, apesar de ser menos acessíveis na rede pública de nosso país, é um exame rápido e com laudo pronto em menos de uma hora, geralmente. Ela permite identificar com agilidade os pacientes que precisam de cuidados especiais, para que sejam orientados a seguir os protocolos mais rígidos de isolamento social domiciliar ou, conforme o caso, ser encaminhado para tratamento imediato. É importante salientar que a Tomografia não substitui os exames de laboratório indicados para fechar o diagnóstico da Covid-19.

Deixe um comentário