Entenda os indicadores aplicados para atender aos critérios de qualidade da ANS

Entenda os indicadores aplicados para atender aos critérios de qualidade da ANS
0 2 abril 2016

O Hospital Porto Dias foi um dos hospitais que atendem a todos os critérios de qualidade da ANS, em lista divulgada na semana passada.

Essa lista de instituições que seguem tais critérios é de extrema importância para o alinhamento do padrão de assistência prestada a população, pois oferece uma maneira de o paciente acompanhar e avaliar o seu atendimento.

Quer entender quais são esses critérios? Leia abaixo:

  1. Acreditação

A acreditação é um procedimento de verificação externa dos recursos institucionais e dos processos adotados pelas instituições e mede a qualidade da assistência através de um conjunto de padrões previamente estipulados.

Lista de hospitais com acreditação máxima

 

  1. Índice de Readmissão Hospitalar

Mede a capacidade progressiva do prestador em ajudar as pessoas a se recuperarem de forma tão eficaz quanto possível a partir do índice de reinternação em até 30 dias da última alta. É utilizado como parâmetro para a qualidade assistencial.

Lista de hospitais que atenderam exigências da ANS com relação à taxa de readmissão hospitalar.

 

  1. Segurança do Paciente

Segundo a Resolução nº 36/2013 da Anvisa, todos os serviços de saúde abordados pela norma devem constituir núcleos de segurança do paciente. Por isso esse índice também apresenta a lista de hospitais com o núcleo cadastrado na Anvisa e a meta de cadastro dos hospitais que fazem parte da rede de assistência dos planos privados é de 100%.

Lista de hospitais com Núcleo de Segurança do Paciente cadastrados na Anvisa.

 

4 – Fator de Qualidade

O Fator de Qualidade aplica o índice de reajuste nos contratos entre os estabelecimentos e as operadoras de plano de saúde. O critério faz parte de um novo modelo de remuneração implantado para hospitais e profissionais que atendem na área da saúde suplementar. É utilizado quando não há negociação entre operadoras e prestadores e quando não há um índice previsto no contrato ou acordo entre as partes.

O Fator de Qualidade foi estabelecido pela Lei nº 13.003/2014 e regulamentado pela Instrução Normativa nº 61/201. Porém os critérios ainda não foram definidos e para a categoria de prestadores, laboratórios e clínicas as normas só serão aplicadas em 2017.

O Fator possui 3 níveis do valor do índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): 105%, 100% e 85%:

  • 105% do IPCA – Possuem certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde.
  • 100% do IPCA – Índice intermediário é aplicado a hospitais não acreditados, mas que participam e cumprem critérios estabelecidos nos outros projetos de melhoria da qualidade em saúde desenvolvidos pela ANS.
  • 85% do IPCA: Este índice se aplica aos hospitais que não atendem a nenhum desses critérios.

O Porto Dias possui certificação máxima de qualidade, com 105% do IPCA.

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