Entendendo melhor sobre a Vitamina D e a Covid-19

Entendendo melhor sobre a Vitamina D e a Covid-19
0 21 maio 2020

A vitamina D possui função primordial no equilíbrio de diferentes órgãos e funções do nosso organismo, principalmente no metabolismo do cálcio. Ela também regula nossa imunidade, age no controle de inflamações e da pressão arterial e pode ajudar a evitar doenças crônicas como diabetes, esclerose múltipla, câncer, depressão e doenças autoimunes. Apesar de estar presente em diversos alimentos, como óleo de fígado de bacalhau, bife de fígado, gema de ovo, peixes (atum, sardinha, salmão), cogumelos, ostras e leite, as fontes alimentares respondem por apenas 10 a 20% da vitamina D necessária para os seres humanos, sendo o restante sintetizado pela pele quando exposta ao sol.

Desde o surgimento da pandemia do Coronavírus, essa vitamina vêm sendo bastante discutida. Na Itália, médicos relataram que pacientes hospitalizados pela Covid-19 apresentavam taxas baixas de Vitamina D e sugeriram que a adequação dos níveis seria um reforço na proteção e no tratamento contra a doença. Porém, até o momento ainda não há comprovação científica e não há um consenso sobre o uso da vitamina D com função preventiva ou terapêutica diante da doença.

Ainda assim, muitas pessoas têm optado pelo uso de suplementação por conta própria, o que é totalmente contraindicado pelos especialistas. Tanto que diversas sociedades médicas brasileiras lançaram notas de alerta enfatizando o risco do excesso da substância, que pode ser tóxico. O excesso de vitamina D pode aumentar o risco para a formação de cálculos renais e, inclusive, em situações extremas, levar a uma insuficiência renal aguda.

Não se automedique. A melhor solução é reservar alguns minutos do dia para tomar sol. Em tempos de coronavírus, vale a janela, a varanda, o quintal… Nesses momentos, tente esvaziar a mente e respirar fundo — atenuar o estresse também ajuda a afiar a imunidade. Até porque a vitamina D não é a única peça indispensável para fortalecer nossas defesas.

Deixe um comentário