Higienização das mãos: aprenda a lavá-las corretamente

Higienização das mãos: aprenda a lavá-las corretamente
0 13 maio 2020

Muitas pessoas nem sabem, mas estão higienizando suas mãos de forma errada e ineficiente. O ato de lavar as mãos com água e sabão ou com álcool gel é uma das melhores formas para nos prevenirmos do Coronavírus. Mas você sabe como fazer isso de forma eficiente e que realmente irá proteger você? Separamos um passo a passo. Lembre-se que a duração da higienização deve ser de 20 a 30 segundos.

Como aplicar:

• Remover anéis e pulseiras;

• Aplicar na palma da mão quantidade suficiente do produto para cobrir todas as superfícies da mão;

• Friccionar as palmas das mãos entre si;

• Friccionar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa;

• Friccionar a palma das mãos entre si com os dedos entrelaçados;

• Friccionar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos e vice-versa;

• Friccionar o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda, utilizando-se movimento circular e vice-versa;

• Friccionar as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fazendo movimento circular e vice-versa;

• Friccionar os punhos com movimentos circulares e

• Friccionar até secar. Não utilizar papel toalha.

O procedimento deve ser feito com água corrente para tirar o sabão da pele. O ideal é fechar a torneira com um papel ou uma toalha para não contaminar novamente. Seque com uma toalha ou pedaço de papel limpos.

O que usar: álcool gel ou água e sabão?

Você já deve ter se perguntado se é melhor utilizar o álcool em gel ou lavar as mãos com sabão e água. A resposta é bastante simples: tanto o uso de álcool em gel quanto o de água e sabão são importantes para limpar as nossas mãos e prevenir doenças. Porém, apesar de eficiente, o álcool não substitui totalmente a água e o sabão, pois o álcool acaba não retirando a sujeira totalmente.

A função primordial do álcool em gel é reduzir o número de micro-organismos em nossas mãos, atuando como um importante aliado. Contudo, a água e o sabão, além de atuarem nesse processo, são essenciais para retirar aquela sujeira visível. Sendo assim, se as mãos estiverem visivelmente sujas, deve-se lavar a mão com água e sabão e não somente utilizar o álcool.

É importante lembrar que nem todo tipo de álcool é eficiente. Para reduzir bactérias e vírus, a concentração do álcool deve ser de 70%. O álcool com concentração inferior a 70% não apresenta eficiência, e quando está com concentração acima de 90%, pode desencadear irritações.

Deixe um comentário