Porto Dias é o primeiro hospital da região Norte validado em boas práticas na prevenção do TEV

Porto Dias é o primeiro hospital da região Norte validado em boas práticas na prevenção do TEV
0 2 dezembro 2019

O tromboembolismo venoso (TEV), também conhecido como trombose, caracteriza-se pela formação de um coágulo de sangue (trombo) em uma veia profunda, na maioria das vezes nas pernas, causando a obstrução parcial ou total dessa veia, impedindo a circulação do sangue. A patologia tem diversas complicações, entre elas a embolia pulmonar, que pode causar alterações respiratórias, circulatórias e até mesmo uma parada cardíaca.

Devido às restrições de mobilidade, a trombose torna-se uma doença frequente em pacientes hospitalizados ou que realizaram cirurgias de alto risco.

Com o objetivo de garantir a segurança dos pacientes durante o período de internação, o Hospital Porto Dias tem feito um extenso trabalho desde o começo do ano para assegurar a validação do Protocolo de TEV, alcançado nessa última semana. “O protocolo envolve uma equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnicos de enfermagem… e é um protocolo sistêmico, ou seja, é aplicado em todos os pacientes para garantir que não haja qualquer complicação decorrente de trombose venosa. Por isso a dificuldade em conquistar o nível máximo de excelência neste protocolo. O Porto Dias é o 8º hospital do país a conseguir essa certificação, corroborando com o compromisso da instituição na segurança do paciente”, explica o Dr. Adriano Sousa, diretor de práticas assistenciais do Hospital Porto Dias.

O protocolo TEV do Porto Dias segue as exigências do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) e está de acordo com os padrões internacionais do programa Safety Zone.

Posted in Notícias

Deixe um comentário