Porto Dias realiza neurocirurgia inovadora

Porto Dias realiza neurocirurgia inovadora
6 24 julho 2015

Nesta semana, no Centro Cirúrgico do Hospital Porto Dias, foi realizada uma cirurgia inovadora para tratamento de aneurisma cerebral.

Os aneurismas cerebrais podem ser tratados por dois métodos: pela Microcirurgia, por meio da abertura do cérebro, colocando um clipe metálico na base do aneurisma; ou pela Neurocirurgia Endovascular, que é minimamente invasiva, pois consiste na condução de um microcateter até o interior do aneurisma, sendo implantadas microespirais de platina para preenchê-lo.

Cada caso de aneurisma deve ser analisado para ser tomada a decisão sobre qual intervenção a ser feita. Na cirurgia realizada no Porto Dias pelo médico responsável pelo serviço de Neurocirurgia Endovascular, Dr. Amilton Araújo Júnior, os dois métodos foram unidos devido a um aneurisma cerebral complexo, o qual não havia a possibilidade de ser tratado por um método ou por outro.

A cirurgia durou cerca de 10 horas e o paciente já está consciente e em recuperação, sem qualquer déficit motor.

 

Entenda mais sobre os aneurismas cerebrais

Os aneurismas cerebrais atingem cerca de 5% da população mundial.

Trata-se de uma dilatação anormal localizada em determinado ponto dos vasos sanguíneos, que em algum momento pode romper, causando hemorragia e, consequentemente, sequelas como o comprometimento vascular e lesões cerebrais. Na maioria das vezes, os aneurismas não dão sintomas até que ocorra ruptura e sangramento.

Estatisticamente, as mulheres são mais acometidas que os homens e a idade média de rompimento é entre 40 e 50 anos.

Os fatores de risco para a doença são: predisposição familiar, hipertensão arterial, diabetes, alteração do colesterol e triglicerídeos, tabagismo e uso excessivo de álcool.

Posted in Notícias
Comentários (6)
Bruna KarolinaJuly 24Reply
Parabéns HPD...e que venha muitos e muitos procedimentos executados com sucesso.!
Dr.Amilton Araújo JuniorJuly 25Reply
EM NOME DA EQUIPE DE NEUROCIRURGIA DO HOSPITAL, GOSTARIA DE AGRADECER AO HOSPITAL PORTO DIAS, AS EXCELENTES CONDIÇÕES DE TRABALHO QUE PROPICIARAM A NOSSA EQUIPE A REALIZAR ESSA CIRURGIA INOVADORA.
Roberto Sidiclay de Oliveira GonçalvesFebruary 8Reply
Gostaria de agradecer ao Dr. Amilton Araújo e toda sua equipe pelo procedimento cirúrgico inovador realizado em mim com sucesso no HPD.
Marianna NobilioJuly 29Reply
Muito sucesso sempre e que Deus ilumine ao equipe médica e enfermeira na realização das cirurgias, com certeza muitas vidas serão salvas.
Wellison SilvaJuly 29Reply
Na pessoa do Dr. Amilton Araújo Júnior, parabenizo o HPD pelo sucesso no procedimento, pelo excelente atendimento e grande senso de humanidade no trato daqueles que buscam consultas e tratamentos naquele hospital. Meus agradecimentos aos médicos e funcionários que sempre nos atendem da melhor forma possível, em especial aos Doutores Joaquim Pereira, Fabiano Tuma, Said Naif, Márcio Penna e Paulo Montoril.
Luciana de Souza Teixeira da Costa.June 23Reply
Agradeço imensamente pelo sucesso, empenho dedicação que tive nas mãos do Doutor Amilton Araújo e sua equipe. Estão sim sempre de parabéns e super indico a todas as pessoas que precisarem. O hospital também não deixa a desejar, tudo muito em perfeito e ótimo estado e atendimentos de todos os colaboradores magníficos e em especial ao maravilhoso atendente Eduardo atendente dos doutores Amilton e Carlos Lobão. Atendimento espetacular,super carinhoso com todos os pacientes e muito humilde parabéns . Estou muito feliz por tudo!

Deixe um comentário