Vencendo a depressão: atitudes que ajudam no tratamento

Vencendo a depressão: atitudes que ajudam no tratamento
2 7 janeiro 2019

A depressão é um transtorno psiquiátrico, em que o humor deprimido e a perda de vontade, associado a outros sintomas, como alterações do sono, do apetite, cansaço e sensação de culpa, atrapalham o dia-a-dia da pessoa. Existem fatores que influenciam o desenvolvimento da depressão, como causas genéticas, ou hereditárias, e causas ambientais, como um momento estressante da vida ou a perda de alguém importante, por exemplo. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença.

Nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de “saciedade”.

Veja algumas atitudes que podem lhe ajudar a vencer essa doença:

 

Alimente-se bem

Comer demais ou simplesmente não comer é clássico de quem sofre de depressão. Mas manter a alimentação saudável é um passo importante para a recuperação. A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia.

Frutas como melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor. Todas estas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias.

 

Evite o álcool

Embora a sensação inicial causada pelo álcool seja de relaxamento e euforia, o sentimento dura pouco. Depois que esse efeito passar, a pessoa precisará consumir mais álcool, existindo o perigo do abuso e até do vício.

 

Ocupe-se com atividades divertidas

A partir do momento que as pequenas belezas da vida estiverem mais evidentes, fica mais fácil recomeçar a encarar atividades que um dia já foram divertidas. Se isso não parece animador, então procure novas diversões. Busque novidades, aprenda coisas novas e prazerosas, viaje, fuja das notícias ruins e das pessoas negativas. Evitar a exposição, na medida do possível, a informações negativas e aumentar as positivas ajuda muito.

 

Tente regular o seu sono

Pessoas com depressão, geralmente, dormem demais ou não conseguem pegar no sono. Isso ocorre devido a alterações nos níveis de serotonina e noradrenalina, hormônios que regulam o sono. O sono é essencial para o cérebro regular novamente esses hormônios e amenizar os efeitos da depressão.

 

Outras atitudes:

 

  • Passear em locais ao ar livre e muito luminosos;
  • Expor-se ao sol por 15 minutos, diariamente;
  • Ouvir música, ir ao cinema ou teatro;
  • Fazer voluntariado numa instituição;
  • Melhorar a autoconfiança;
  • Evitar ficar só;
  • Evitar o estresse;
  • Evitar passar o tempo todo em redes sociais

 

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Comentários (2)
zilda lobo2019 January 18Reply
trabalhando sempre com o poder da mente tambem funciona, eu sou a prova disso, passei por essa prova e usei o poder da mente para obter a cura, claro que DEUS sempre esta no comando de qualquer situação em nossas vidas, mais estou aqui e curada, sem usar qualquer droga medicamentosa obtive a cura graças a Deus, fica a dica pra quem sofre com esse problema.
Ivete cortes2019 January 27Reply
Quero muito a cura!!!

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