Cuidados para os asmáticos durante a pandemia

Durante a pandemia, alguns cuidados a mais são necessários para quem possui asma, uma doença inflamatória crônica que atinge as vias aéreas. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), pessoas com asma não são mais propensos a adquirir a infecção por coronavírus, porém estão mais vulneráveis a desenvolver complicações caso sejam infectados. A recomendação, portanto, é não interromper o tratamento da asma, utilizando os medicamentos inalatórios corretamente, pois eles são seguros em caso de infecção por Coronavírus.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), embora uma a cada seis pessoas possa apresentar dificuldade para respirar, cerca de 80% dos pacientes se recuperam da doença sem precisar de tratamentos especiais. Ao notar qualquer sintoma respiratório, é importante buscar orientação médica.

Os asmáticos devem reforçar a atenção nos cuidados diários, para que, caso venham a contrair o vírus, estejam devidamente protegidos e com a asma controlada, possibilitando um curso mais leve da doença. Como o Coronavírus é uma doença que pode atingir os pulmões e a asma é também uma doença que causa comprometimento pulmonar, se a pessoa não tem a asma sob controle e vive em crise, o vírus pode acabar causando danos muito severos. Outro cuidado importante é se vacinar contra a gripe. Embora a vacina não proteja contra a Covid-19, é altamente recomendável que todos se vacinem contra doenças respiratórias para manter a saúde.