Fique atento à Catarata


     A catarata é uma doença que pode afetar nossos olhos e levar a cegueira quando não tratada. Para evitar esse mal, conhecer mais sobre a doença, seus diferentes tipos e fazer acompanhamento oftalmológico regularmente é o melhor caminho para a prevenção.

     Catarata não acomete apenas idosos. Existem vários tipos que podem se manifestar em qualquer faixa etária. Na forma congênita, ela surge precocemente em crianças e bebês. Na forma traumática pode ocorrer desencadeada por fatores externos, como trauma ocular. Já a ocorrência associada ao diabetes, se dá em função dos altos níveis de glicose ou ainda, pode aparecer decorrente de efeitos colaterais no uso de medicamentos.

     Os sintomas que são considerados fontes de alerta da doença começam com a dificuldade de perceber contornos e formas, visão nublada, esfumaçada ou turva, sensibilidade a luz, alteração da percepção das cores e mudança frequente no grau dos óculos. É importante que quando surgir algum tipo de sintoma, a pessoa procure atendimento médico e não tente adaptar-se à situação, acreditando ser natural.

     Com mais informação sobre suas causas, também é possível aderir a novos hábitos para a prevenção da catarata. Utilizar óculos escuros é uma delas; controlar a diabetes; evitar álcool e cigarro; alimentação saudável rica em ômega 3 e claro, consultar-se regularmente com especialista. Lembre-se, a única forma de tratamento da catarata é através de cirurgia a nível ambulatorial (sem necessidade de internação), que consiste em substituir o cristalino afetado por meio de ultrassom, seguida de implantação de uma lente intraocular (LIO) que exercerá esta função. Em poucos dias o paciente tem sua visão recuperada.

     Com essas dicas simples e informação à disposição, é possível se prevenir. 

     O Hospital Porto Dias tem um centro especialista em doenças oculares, com equipamentos modernos, centro cirúrgico, consultas de rotinas e profissionais altamente capacitados e renomados.

     Coloque sua saúde em primeiro lugar, sempre!

Fonte: https://retinapro.com.br/blog/catarata-conheca-os-sintomas-e-como-cuidar-da-doenca/