15 DE MAIO - DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

O Assistente Social é peça chave para buscar orientar as pessoas em situações de vulnerabilidade. Seja para integrá-los socialmente, batalhar por benefícios, direitos e prover assistência.

Sua atuação é abrangente, mas aqui no Hospital Porto Dias, este profissional é base fundamental para um tratamento significativo, pois ele atua junto à equipe multiprofissional, direcionando seu olhar à situação social do paciente, desempenhando atividades com o objetivo de analisar e prestar apoio ao paciente e sua família, assegurando a eles seus direitos civis e prestando apoio social durante o tratamento.

Este profissional também integra a linha de frente no combate à Covid-19 em equipes multiprofissionais na definição de estratégias para o enfretamento desta nova realidade para intervir com assertividade junto aos/às pacientes durante este período tão difícil.

Além desse contato mais humano com o paciente e sua realidade também há espaço para criar novas formas de incluir os familiares na obtenção de informações sobre a evolução do paciente com diagnóstico de Covid-19. Através de chamadas de vídeo via smartphones, esses profissionais assessoram a equipe médica no repasse de informações e na sensibilidade em lidar com questões mais delicadas.

Parabéns a todos os Assistentes Sociais por desenvolver um trabalho tão humano e criterioso com quem mais precisa!

 

Fontes: Conselho Federal de Serviço Social (Cefess)