1º DE ABRIL. DIA NACIONAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE


No dia 1º de abril é comemorado o Dia Nacional da Segurança do Paciente. A data faz alusão ao Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído por meio da Portaria 529, de 01 de abril de 2013, que define diretrizes importantes acerca da assistência segura nos serviços de saúde. Nesta ocasião os profissionais são convidados a refletirem sobre as ações e boas práticas desenvolvidas, sempre com foco na segurança do paciente, a fim de reduzir riscos e danos, contribuindo com a melhoria da assistência prestada.

Com o objetivo de conscientização geral e a favor da segurança do paciente, a Joint Commission International (JCI) em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabeleceu seis metas internacionais de segurança, que compreendem a identificação correta; melhorar a eficácia da comunicação; promover segurança e vigilância do acesso a medicamentos; assegurar cirurgias com local de intervenção, procedimento e paciente corretos; reduzir risco de infecções, danos decorrente de quedas e incidência de lesões por pressão.

O time de profissionais do Hospital Porto Dias executa diariamente todas as diretrizes definidas nas metas internacionais e nos manuais de boas práticas dos órgãos reguladores nacionais e internacionais, assegurando a atenção, cuidado, competência e compromisso com a busca pelo aperfeiçoamento dos nossos serviços.