Hoje é dia de falar de Esclerose Múltipla

30 de Agosto é o dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla, que é uma doença neurológica inflamatória crônica, provavelmente autoimune.

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente trinta mil brasileiros vivem com a doença, o que equivale a dezoito casos por cem mil habitantes, e a que mais afeta jovens no mundo.

Embora ainda não exista cura, há tratamentos medicamentosos que buscam reduzir a atividade inflamatória e tratar os sintomas para privilegiar a qualidade de vida dos pacientes. Os medicamentos utilizados, bem como todo o tratamento, devem ser indicados e acompanhados pelo médico neurologista de forma individualizada.

O cenário nacional ainda está bem atrasado em nível global, mas houveram progressos. O aumento de 30% do número de neurologistas e de 50% no número de aparelhos de ressonância magnética, necessários para o diagnóstico e acompanhamento são considerados avanços, e podem também identificar precocemente os sinais da doença, conforme dados da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla).

A informação pode salvar vidas. Visite o médico regularmente.