Inverno Amazônico

 No período de dezembro a maio, há uma frequência maior de chuvas em nossa região e apesar de amenizar o nosso calor, as chuvas contribuem para alagamentos que podem levar à proliferação de várias doenças como a dengue, leptospirose, viroses e micoses.

 De acordo com o Portal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a dengue e as viroses são doenças transmitidas por vírus; a primeira, pela picada do mosquito Aedes Aegypt, que tem como principais sintomas: febre alta, dor de cabeça ou nos olhos, cansaço ou dores musculares e ósseas, falta de apetite, náuseas, tonturas, vômitos, erupções na pele e até hemorragia; e a segunda, transmitidas através de aglomerações e acometem as pessoas com tosse, febre, diarreia, dores de cabeça e nas articulações, além de vômito que pode ocasionar desidratação.

 Outra doença associada a este período chuvoso é a leptospirose. A doença está relacionada com condições precárias de infraestrutura sanitária, pois a urina contaminada de roedores e outros animais é o principal agente de transmissão. Os sintomas são a febre acompanhada de dor de cabeça e no corpo (principalmente na panturrilha) podendo ocorrer vômito, diarreia e tosse.

 Ambientes úmidos e abafados comuns nesta época do ano contribuem também para a proliferação de fungos. De acordo com a SESPA (Secretaria do Estado de Saúde Pública), em matéria da Agência Pará de Notícia (órgão oficial do Estado), os fungos podem ultrapassar a camada da pele e causar infecção local, coceira, manchas vermelhas, erupções cutâneas e ardor.

 Cuidados simples podem ser tomados para se prevenir: evitar aglomerações; lavar bem os alimentos; evitar contato com água contaminada de canais; eliminar a água parada de objetos em casa; ingerir muita água e consumir alimentos saudáveis.

 A prevenção começa pela informação!