JULHO AMARELO

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, foi idealizada pelo MBHV (Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites virais) e pela SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia), e atua com a finalidade de reforçar ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites, e seu nome é atribuído ao fato de que as pessoas com a doença têm olhos e peles amarelas.

A doença é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Os tipos mais comuns da doença, são a hepatite A que está relacionada às condições de higiene e saneamento. A hepatite B de maior transmissão por via sexual, tendo maior potencial que os vírus HIV e os vírus da hepatite C, que é mais comumente transmitida pelo contato sanguíneo. A vacinação é a principal aliada na prevenção da hepatite B juntamente com o uso de preservativo. A hepatite A também pode ser evitada com vacinação e medidas sanitárias.

A informação também é aliada no combate, e por isso, o Hospital Mater Dei Porto Dias aborda mais esta campanha de conscientização, levando a recomendação dada pelos órgãos de saúde, de que todas as pessoas com mais de quarenta e cinco anos façam o teste e acompanhamento médico regular, pois o impacto dessas infecções acarreta aproximadamente 1,4 milhões de morte anualmente no mundo, seja por câncer ou cirrose associada às hepatites, de acordo com dados da Agência Senado.

Faça seu checkup no Mater Dei Porto Dias. Agende sua consulta pelo telefone: (91) 3084-3000.