Os sintomas gastrointestinais na Covid-19

De acordo com recentes estudos desenvolvidos na China, os sintomas gastrointestinais estão presentes em 45% dos pacientes diagnosticados com Covid-19. São sintomas como náusea, vômito, diarreia, dores abdominais e falta de apetite.

A inflamação aguda do organismo provocada pela Covid-19 pode ser a causadora da falta de apetite, enquanto a náusea, vômito e diarreia ocorrem porque o vírus prefere atacar células que possuem um receptor de membrana chamado ECA2, que permite que o vírus entre nelas. E esse tipo de receptor está localizado em muitas células do trato digestivo (esôfago, estômago, intestino).

A Covid-19 é também uma doença que necessita do uso de um conjunto de medicamentos, e essa junção pode ocasionar sintomas gastrointestinais, já que as medicações podem agredir os órgãos do trato digestivo, causando, por exemplo, alterações na flora intestinal.

Para fazer a relação entre os sintomas gastrointestinais e a Covid-19, deve-se observar o estado geral de saúde e verificar se já havia um quadro gastrointestinal prévio ou se essa situação é nova e se houve algum possível fator desencadeante, como a ingestão de um alimento diferente.

Em avaliações sobre as características clínico-epidemiológicas da infecção por SARS-CoV-2 de 204 pacientes internados em três hospitais de Hubei, concluiu-se que: 107 homens e 97 mulheres, com média de idade de 54,9 anos. Noventa e nove (48,5%) pacientes apresentaram uma ou mais queixas gastrointestinais. Desses, 92 desenvolveram sintomas respiratórios associados e sete manifestaram a doença somente com sintomas digestivos (3%). As principais manifestações gastrointestinais foram: anorexia (83,3%), diarreia (29,3%), vômito (0,8%) e dor abdominal (0,4%).

Excluindo os casos de anorexia, cerca de 20% dos pacientes tiveram alterações gastrointestinais. Os casos de diarreia, geralmente, foram leves, com até 3 evacuações/dia, fezes líquido-pastosas, em pequeno volume. Enquanto indivíduos sem alterações gastrointestinais demoraram cerca de 7,3 dias entre o início dos sintomas e a admissão hospitalar, aqueles pacientes com sintomas relacionados ao sistema digestório demoraram 9 dias.