SETEMBRO AMARELO

Segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil. O movimento acredita que falar sobre o assunto é melhor forma de entender quem passa por situações que levam a ideias suicidas, podendo ajudar essas pessoas quando esses pensamentos ocorrem.

O consumo de drogas e os quadros de depressão podem ser algumas das causas que levam a este fim, por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, com o objetivo de conscientizar as pessoas prevenindo 9 em cada 10 atos suicidas.

O movimento se originou nos Estados Unidos da América (EUA), em 1994, quando o jovem Mike Emme de 17 anos não conseguindo pedir ajuda a seus pais e amigos, acabou por cometer suicídio. 

Em sua homenagem, seus familiares criaram cestas de cartões com fitas amarelas com a mensagem “Se você precisar, peça ajuda”, em referência à paixão do adolescente por seu Mustang 68 amarelo.

A iniciativa foi o estopim para a criação do movimento de prevenção ao suicídio e o laço amarelo virou símbolo desta luta tão importante.

O HPD apoia o movimento e utiliza seu espaço de fala para divulgar informações sobre assunto como forma de conscientizar a todos.