Como aliviar a acidez estomacal?

Como aliviar a acidez estomacal?
3 18 abril 2018

A acidez estomacal, ou azia, como é popularmente conhecida, é uma forma de indigestão desconfortável que provoca sensações de queimação no peito ou parte superior do abdômen, que afeta milhões de pessoas todos os dias, mas pode ser em grande parte evitável e tratável, ajustando a dieta. Pode ser devido a muitos fatores diferentes na natureza, não só física, mas também emocional. A sensação de queimação pode ter intensidade variável e começa a ir em direção ao pescoço.

Em situações de tensão, o sistema nervoso é acionado e estimula a produção de ácido clorídrico no estômago. Assim, o suco gástrico fica mais ácido e a agressão é maior.

O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas. Seu pH varia entre 1,5 e 2, mas em indivíduos com gastrite ele fica ainda mais ácido. O pH é a escala que determina a acidez e vai de 0 a 14, em que 0 é o mais ácido e 14 o mais alcalino. O pH da água, que é neutra, é 7.

 

O que causa da acidez?

A acidez estomacal é causada principalmente por problemas digestivos como regurgitação ácida do estômago para o esôfago e não tem muito a ver com o sistema cardiovascular.

A azia se desenvolve quando a válvula muscular que controla o esfínter esofágico inferior (LES) para de funcionar adequadamente mantendo ácido estomacal no estômago. Normalmente, o LES controla o movimento da válvula “on / off” que permite que o alimento entre no estômago, não permitindo que o ácido e o gás escapem. Quando o LES abre muito e com muita frequência, o ácido do estômago pode infiltrar lentamente e causar sintomas de refluxo.

A sensação real de queimação é causada pelo fluido digestivo do estômago irritando o revestimento do esôfago e garganta.  As causas subjacentes mais comuns do LES não funcionam adequadamente para manter no ácido do estômago incluem:

– Determinados alimentos na dieta e maus hábitos alimentares;

– Comer demais ao mesmo tempo;

– A “conexão intestino-cérebro” e os efeitos de altos níveis de estresse;

– Tomar certos medicamentos;

– Feridas do estômago pode também ser devido a uma tensão ou ansiedade intensa real de longo sido

Muitas destas causas podem ser facilmente corrigidas procurando orientação médica e realizando mudanças na dieta.

 

Alimentos que pioram a acidez:

– Alimentos fritos ou refeições ricas em óleos de baixa qualidade e refinados;

– Embalados com adoçantes artificiais, ingredientes, conservantes e sabores artificiais;

– Frutas cítricas;

– Café;

– Produtos com cafeína;

– Pimenta;

– Álcool.

 

Alimentos que podem evitar a acidez:

Concentre-se em comer uma dieta de alimentos que trazem melhorias para os sintomas de acidez estomacal, preenchido com alimentos integrais que não agravam o seu sistema digestivo. Legumes verdes folhosos, bagas, legumes como batata doce, alimentos probióticos, óleo de coco e peixes selvagens são geralmente todos bem tolerados, mesmo para pessoas com estômagos sensíveis. A dieta contra a acidez é um grande exemplo de um protocolo que se concentra em alimentos integrais que tratam problemas digestivos como IBS, refluxo ácido e muitas outras condições.

Alimentos que ajudam a tratar a acidez estomacal incluem (4):

– Legumes orgânicos frescos (especialmente aqueles que contêm fibras probióticas, incluindo alcachofras, aspargos, pepino, abóbora);

– Gorduras saudáveis, incluindo óleo de coco, abacate (fácil de digerir e nutrir para o aparelho digestivo);

– Proteínas animais de qualidade, como frango;

– Atum, sardinha e salmão;

– Caldo de osso (contém enzimas e nutrientes como colágeno, glutamina, prolina e glicina para ajudar a reconstruir o revestimento intestinal);

– Legumes fermentados, incluindo kimchi e chucrute, ou bebidas fermentadas como kefir;

– Vinagre de maçã (fermentado e ajuda a equilibrar o ácido do estômago);

– Amêndoas;

– Chás, incluindo camomila, erva-doce e chá de gengibre.

 

Posted in Blog
Comentários (3)
Andreia Santos Moitinho2020 September 2
Tenho esofagite, é estou a procura de um tratamento natural. Ao lê esse texto sobre acidez percebi que posso fazer uma dieta e ter um bom resultado.
Marialurdesdealmeidalaradantasnovaes2020 September 2
Obrigada vou fazer dieta pois venho sofrendo com dor acidez refluxo
Maria helena z tarelow2020 September 8
Estou tratanto de tuberculose,muito magra 44 kls Perdendo peso e hiper acides gastrica Me alimentar nao é facil pois td me estufa!! Digestao dificil, tomei esomeprazol k pouco ajuda Passei pra pantoprazol ontem ,mas hj no cafe da manha ja veio mal estar. Tenho 75 anos,com gastrite moderada!! Tomo 1/2 pantoprazol a cd 12 hrs, tenho medo ate de comer!!! Que os deuses me protejam,e um anjo me ajude!!NMRK ah!!! Tenho tomado suco de batata doce k as vezs ajuda!!! Cha de erva doce e camomila!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.